Pages

domingo, 5 de setembro de 2010

Quiroga em terra firme



Meu segundo texto para este blog pretende falar sobre o primeiro conto de Quiroga que me marcou: À Deriva. Nesta narrativa estão presentes dois temas recorrentes na sua obra: a morte e a selva, que vêm entrelaçados. A história tem sua unidade de ação centrada no relato da morte angustiante do protagonista, que foi picado por uma cobra no meio da selva. Esta ação se qualifica como o momento privilegiado do conto, o recorte da realidade que constitui a significação da história. O espaço do conto – a selva – é muito significativo para a obra. Ela parece moldar a morte à sua maneira, dando um caráter cruel e quase selvagem ao passamento do protagonista. Em certa passagem do conto, a mudança na descrição do espaço reflete, metaforicamente, a própria mudança de condição do personagem - a passagem da vida para a morte. Vemos isso neste trecho:

O Paraná corre ali no fundo de uma imensa garganta, cujas paredes, altas de cem metros, estreitam funebremente o rio. Das margens, emolduradas por negros blocos de basalto, sobe o bosque, também negro. Adiante, nos dois lados e também atrás, sempre a eterna muralha lúgubre, em cujo fundo o rio apinhado precipita-se em incessantes borbotões de água lamacenta. A paisagem é agressiva e nela reina um silêncio de morte. Ao entardecer, porém, sua beleza sombria e calma ganha uma majestade única. 

O modo seco e direto como o conto é encerrado se coaduna com a característica desse gênero literário, posto que mantém a unidade de ação e de tempo. Isso significa que ele não se alonga nem faz rodeios pouco objetivos. O passado e o presente em relação ao momento da ação principal são propositadamente esquecidos, ou seja, não conhecemos os fatos da vida do protagonista até aquele recorte temporal que relata sua morte. O final do conto é brilhante, e mostra toda a genialidade do autor.
Portanto, fica recomendada a leitura do conto À Deriva para todos os apreciadores da boa literatura. Foi-me um início promissor na obra de Quiroga.

Ildefonso Alves
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...